Monday, June 11, 2007

Os novos bebés


Antes de ontem, dia 9, nasceu mais uma ninhada de 6. Um morreu à nascença e são salvo erro: um pretinho, um branco e três tigrinhos! São mini-mini-mini e se tivessem uma teta sempre na boca estavam sempre a mamar. A mãe é a "Explosiva" :P Chama-se assim porque sempre a conhecemos prenha e parecia que ia explodir no dia a seguir e nunca mais "explodia"!! Por mim, seria a primeira a ser esterilizada. É a fêmea mais mansa, apesar de não estar a gostar muito da sessão fotográfica. A foto não é a mais feliz, mas também não podia melgar muito mais esta família linda.. :)
Deixaram que os gatinhos fiquem com a mãe mais 3 semanas (yupi!!)! Vão ficar gordinhos e lindões como os primos! :)

Sunday, June 10, 2007

Reggie (o gato dos mil nomes)


O Reggie foi apanhado quase em simultâneo com o Zen. A FAT do Zen criou logo uma grande empatia com ele e o Reggie ficou para "quem o apanhasse" e foi logo baptizado em tom de brincadeira de "Resíduo". Resíduo, Resi, passou a chamar-se Reggie ou Reginaldo. Uma amiga que o adora continua a chamar-lhe de Mu. Enfim, este gatinho precisa mesmo de um dono que lhe dê um nome definitivo!!

É o gatinho mais gatinho, mais fofinho, mais doce do mundo!! Está tão habituado a andar de transportadora que se deita completamente relaxado por cima dos manos que vão completamente tensos na viagem!! Brinca, salta, adora outros gatinhos, e no final do dia, quer dormir ao colinho, enrolado, como se fosse um bebé que volta ao ninho... Adora festinhas na barriga e todo todo todo o tipo de brinquedos de gatos, mesmo aqueles que os gatos normalmente não gostam, e extraordináriamente não gosta de cortinas ou sofás (que normalmente os outros gatinhos gostam eheh). Vai ser o gatinho 5 estrelas de quem o adoptar... Cá esperamos!

Zen


O Zen é o único dos manos que estesteve noutra Família de Adopção Temporária (FAT) em Almada.
É um gatinho animado, brincalhão e completamente ZEN! Dorme de qualquer maneira com a confiança total de que está num lugar seguro. Tem muito amor para dar...


10/07
Este gatinho foi adoptado por uma senhora de Almada. Estamos a fazer figas por ele :)

O "número quatro"

Foi o mais difíííícil de apanhar, e no dia em que foi apanhado já tinha a morte marcada (!!!). Estivemos no campo 3 dias num total de mais de 8 horas atrás deste gatinho que fugia pelos recantos mais escondidos... Usámos latinhas de comida, miados dos manos, tudo tudo tudo e finalmente conseguimos apanhá-lo numa emboscada com entrecosto (ehehehe).

Foi baptizado (cá por nós) de Ruca. O Ruca só esteve conosco durante 24 horas e tinha muito medo de tudo. Os olhos eram preocupação pura. Tentava que não nos chegássemos perto e comia muito pouco. Esteve sempre com o Resi mas nem o mano o alegrou...

Está agora a tentar a sua sorte na Baixa da Banheira, e esperamos notícias da dona a qualquer momento para nos dizer como está a correr a vida deste nosso amiguinho...

Lexívia (o Tobias)


O Lexívia sempre se revelou um gatinho amoroso. Veio cheio de ramelas e com uma infecção nos olhinhos que foi logo tratada. Era o mais pequeno dos manos, mas se ouvia miar, ficava logo irrequieto e tentava ir ajudar o mano em apuros (um corajoso!).

Um mimalho, só queria colo, enquanto os manos só queriam saltitar pela casa e fazer malandrices. Dava a barriguinha, foi o primeiro a fazer ron-ron, um mimo! Ninguém diria que este gato era um bravinho retirado das silvas!


Foi o primeiro a ser muitíssimo bem adoptado e agora chama-se Tobias. Está em Lisboa. Obrigado!

iniciativa-meau

Tudo começou com estes dois minhaufos (leia-se gatinhos!). Sim eu sei que a foto não está digna de um fotógrafo com "F" grande, mas a verdade é que conseguir que estes dois super-pestinhas-amorosos-e-endiabrados-de-rabinho-espetado parem quietos é obra!! Estes são o Lexívia e o Resi, ou eram, porque entretanto o Lexívia já se chama Tobias, mas isso é outra história!

Acontece que estes dois gatinhos saltitantes e um terceiro (o Zen) foram capturados de umas silvas perto do Barreiro numa tarde solarenta. A história deles é mázinha, como a de outros gatinhos pelo país fora. Da sua ninhada nasceram 5 gatinhos. Um foi morto com dias apenas e um outro, assustadíssimo, só conseguimos capturar uma semana mais tarde.

Ora naquela zona vivem cerca de 9-12 gatos, bravinhos, inteiros (não-castrados...) e muito procriadores. São alimentados pelos populares, o que é uma mais valia, mas estes não podem "sustentar mais gatos", por isso qualquer nova alminha que venha ao mundo é abatida (leia-se afogada) o mais depressa possível. Como podem imaginar, isto resume-se num grande número de "abates" por mês.

Por causa disto foi criada a "iniciativa-meau". Somos um pequeno grupo com um único objectivo: queremos castrar os gatos adultos e doar as ninhadas que estão para vir, para que num verão próximo, possamos reduzir o número de "afogados" para zero. Como tal vamos precisar de toda a ajuda que consigamos arranjar. Vamos ter t-shirts e porta-chaves para vender e tentar fazer dinheiro para castrar os animais. Vamos ter gatinhos para adoptar, de todas as cores e de todos os feitios. E vamos tentar ser o mais activos possível para acabar com esta situação rapidamente...
Neste blog, prometemos notícias o mais actualizadas possível.